Missão
A PEQUENADA FELIZ - Atividades Educativas, Lda. é uma instituição de caráter particular. Tem por objetivo o desenvolvimento de atividades na área da educação, sendo neste quadro que se inscreve a criacão, manutencão e apoio do Colégio Pequena Feliz, instituição dedicada ás valências de creche, jardim-de-infância e Sala de Estudo.
A escola deve proporcionar que o crescimento das crianças se processe em liberdade e harmonia com a natureza, com ritmos de aprendizagem adequados ao seu desenvolvimento individual e social, visando no futuro obter homens mais livres e felizes, integrados na sociedade, com um verdadeiro sentimento de cidadania.
A escola deverá preocupar-se com a qualidade do seu produto, com a eficácia e eficiência dos meios e processos para a obtenção do sucesso escolar e educativo e deve funcionar como meio de desenvolvimento e de potenciação desse mesmo desenvolvimento da comunidade local.
Os nossos valores
Pretendemos que o nosso projeto tome forma:
- Em conjunto com as famílias que connosco queiram partilhar a educação das suas crianças, que procurem nao apenas a guarda, mas uma Educação na verdadeira acesso da palavra;
- Centrada na criança, na sua especificidade e diferenciada com o propósito de cada um e que, de forma peculiar, deve atingir o máximo das suas capacidades;
- Envolvida em afeto (respeitando a si, aos outros e ao meio envolvente natural e humano, retirando os proveitos da inserção num grupo de pares);
- De forma dinâmica (procurando adaptar-se e viver confortavelmente num mundo em mudança rápida) e, por isso, assente em princípios deontológicos, humanos e de sustentabilidade.
Desenvolvimento e Aprendizagem
Pretendemos que o ambiente educativo do Colégio Pequenada Feliz facilite o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças assim como proporcione situações de auto e hetero formação dos adultos que com elas trabalham e vivem. Deve proporcionar ainda o bem-estar de todos no que se refere à segurança, higiene, conforto e beleza estética.
A Escola e a Familia
A equipa pedagógica deve cuidar um espaço e um tempo para o acompanhamento das famílias, com o intuito de se informar ou dar nota do desenvolvimento das crianças; e cuidar um espaço e um tempo para a formação pedagógica que estas desejarem ou que se considere conveniente. Pensamos também que se deve reservar um espaço temporal regular para que as crianças e as famílias possam conviver entre elas, partilhar vivencias.
Na organização do ambiente educativo, a Escola deve ter em conta que é um contexto de socialização das crianças (in OCEPE, 1997) e acreditamos que, na primeira infância, a escola é encarada como um alargamento do meio familiar, proporcionando novas experiências e ocasiones de aprendizagem.
A organização do ambiente educativo começa ou, pelo menos, passa pela gestão da escola e a qual defendemos que deve ser de índole democrática, dando espaço a todos os parceiros intervenientes na vida educativa das crianças e da escola, de forma direta ou indireta.